Uma loja de vinhos que se transforma em wine bar no final do dia, com direito a consumir vinhos pelo preço de prateleira e degustar ótimas comidinhas em ambiente agradável. Assim é a Porto di Vino!

Localizada na Praça Santos Dumont, junto à agitação do Baixo Gávea, a Porto di Vino se destaca justamente por ser um local mais reservado e intimista. Quem comanda a casa é o sommelier Bernardo Murgel, responsável por escolher pessoalmente o portfólio de vinhos. E olha que são mais de 500 rótulos! Trabalhando em parceria com sete importadoras diferentes, o local consegue oferecer vinhos da França, Itália, Espanha, Hungria, Portugal, Canadá, Austrália, Argentina e Uruguai, entre outros. Claro que vinhos brasileiros também estão disponíveis por lá.

Conheci a Porto di Vino numa noite de degustação. Eu tinha a expectativa de tomar bons vinhos – que foi atendida e, inclusive, superada! O que eu não esperava era comer tão bem e encontrar um ambiente tão aconchegante. Poltronas e sofás no térreo e no mezanino são um convite para passar ali boas horas conversando, bebendo e comendo! O cardápio, tão enxuto quanto assertivo, oferece opções que harmonizam bem com os vinhos e atendem vários tamanhos de fome.

Nós começamos com as burrecas de queijo, de massa fofinha e bem recheadas, servidas quentinhas. Para acompanhar, o Le Mont Sauvignon Blanc (Valle du Loire, França). Logo depois veio o bacalhau espiritual e o Soli Pinot Noir – ótimo vinho que chamou atenção por ser produzido na Bulgária! E o ponto alto da noite, na minha opinião, foi a meia lua de açafrão com linguiça e jabuticaba ao molho pomodoro. Massa deliciosa, prato bem servido e sabor surpreendente da inusitada combinação do recheio. O tinto italiano Piazza del Castello não só agradou o paladar como fez bonito na mesa, com uma garrafa imponente.

Os valores das garrafas de vinho são bastante convidativos, com vários bons rótulos na faixa de R$ 60. Outra coisa que eu adorei é que a casa oferece a possibilidade de realizar eventos como aniversário ou qualquer outra celebração. Eles se adaptam ao cliente e fazem pacotes para todos os estilos, desde o dono da festa oferecer todos os comes e bebes até cada convidado pagar seu consumo através de comanda individual. Super prático e alto astral! Eu, que sou gaúcha, torço pela democratização do vinho aqui no Rio e adoro conhecer estabelecimentos que tem essa batida mais “descomplicada”, caso da Porto di Vino.

A Porto di Vino fica na Praça Santos Dumont, 140 A, na Gávea. Funciona segunda e terça das 10h às 21h e de quarta a sábado das 10h às 22h. Costuma “deixar de ser loja e virar bar” em torno das 18h. A casa também promove degustações guiadas e cursos sobre vinho toda semana. Maiores informações pelo telefone 2137-4154.

*A experiência contada nesse post foi uma cortesia do estabelecimento.

Escrever um comentário