Eu já sonhei em completar uma meia maratona, já sonhei em morar no Rio e em fazer uma meia maratona no Rio. E realizei tudo isso! Mas, ser escolhida entre milhares de corredores para divulgar a camiseta oficial dos 21km na Maratona do Rio, a maior prova da América Latina – isso eu não poderia sonhar… No entanto, aconteceu! Nesse ano, a organização da Maratona do Rio decidiu chamar corredores reais para fazer as fotos de divulgação das camisetas da corrida. E foi com muita alegria que aceitei o convite para vestir a blusa da meia maratona, distância que vou completar pela oitava vez no dia 02 de junho!

Minha relação com a corrida começou há muito tempo, lá nos meus 16 anos. Hoje eu tenho 34, então já são mais anos de vida com corrida do que sem corrida! Naquela época, mais precisamente no ano 2000, corrida de rua não era algo tão difundido como hoje. Confesso que iniciei sem grandes pretensões e por um motivo meio inusitado: nunca fui boa nos esportes coletivos (um verdadeiro desastre nas aulas de educação física, rsrs), mas gostava bastante de me exercitar.

Então, decidi usar minhas tarde livres de estudante para correr num parque próximo a minha casa (o Parque Moinhos de Vento, ou Parcão, um dos principais de Porto Alegre) e na primeira semana já estava apaixonada! Minha identificação com a corrida foi imediata e logo fiquei viciada. Na verdade, acredito que consegui encontrar o esporte perfeito para mim, que pratico por prazer e não por obrigação. A sensação que a corrida me proporciona é maravilhosa… Por isso, desde os 16 anos eu nunca parei. Acho que tenho a sorte de ter uma boa predisposição para corrida, em todo esse tempo tive apenas duas ou três lesões, que me fizeram deixar os tênis de lado apenas por poucos meses.

Também já fiz muito tempo de musculação, e foi em academias que tomei conhecimento das primeiras provas de corrida que participei. E então o vício se tornou ainda maior! Pois, se treinar é maravilhoso, participar de provas é indescritível… Assim, fiz muitas (nem sei quantas) provas de 10km, até que decidi enfrentar o desafio dos 21km! Já foram sete vezes nessa distância, entre provas em Porto Alegre, Buenos Aires e Rio de Janeiro.

Depois de me mudar para o Rio, onde moro há quatro anos, participei três vezes da Maratona do Rio, prova que é incontestavelmente uma das mais belas do mundo! Correr apreciando o visual da cidade é sensacional. Somando a isso uma massa de pessoas em busca do mesmo objetivo – afinal, “a corrida é o esporte individual mais coletivo que existe” – e uma prova com organização impecável (não à toa, a Maratona do Rio é uma das mais desejadas do calendário mundial), o resultado é uma experiência emocionante para qualquer corredor!

Nesse ano, a Maratona do Rio será bem diferente, já que serão dois dias de prova. Dia 02 de junho, sábado, é a vez da meia maratona (21km) e da maratoninha (com distâncias entre 100m e 800m, para crianças de 3 a 10 anos). No domingo, 03 de junho, acontece a Family Run (6km e 10km) e a maratona (42km). Gostei muito dessa mudança, acho que ela representa uma super melhoria para os corredores. No total, são 38mil pessoas inscritas!

As camisetas, que fazem parte dos kits de todos os participantes da prova, meia maratona é sempre verde e da Family Run é sempre azul. Mas as camisas de 2018 tem uma novidade: como forma de homenagear o Rio, elas trazem ilustrações de ícones da cidade, como o Maracanã, o Cristo e os Arcos da Lapa. Elas estão muito lindas!

Estou muito feliz por poder participar de forma tão especial dessa prova maravilhosa. Além de estar também representando pessoas que, assim como eu, não nasceram no Rio, mas tem um amor enorme pela cidade e vão viver esse sentimento de forma intensa na Maratona do Rio… Abaixo, um trecho da matéria que o pessoal da Maratona do Rio preparou, falando sobre mim (quanta honra!):

A gaúcha Juliana Goulart, de 34 anos, foi convidada para representar os participantes da prova de 21km e, de quebra, homenagear os corredores de que vêm de outras regiões do Brasil. Ela já participou três vezes da Maratona do Rio, duas vezes na meia e uma vez na Family Run. Moradora do Rio há quatro anos, é uma grande apaixonada pela cidade e pelo estilo de vida carioca. Vestindo a famosa camisa verde, a corredora falou sobre a admiração que tem pelo percurso da prova.
“Comecei a correr aos 16 anos, numa época em que as provas de rua nem eram tão populares. Hoje, vejo a corrida como algo extremamente prazeroso e recompensador, algo que amo fazer. Costumo treinar na orla da zona sul carioca e considero essa a melhor pista de corrida do mundo. Estou muito feliz por representar corredores de fora do Rio, já que a Maratona é uma prova tão agregadora,” declara Juliana.

Confira a matéria completa no site oficial da Maratona do Rio. Junto comigo nessa missão especial, estão o Mauro Sant’Ana do Estilo Corrida, que representa os 42km, e a Bruna Dealtry, representando as distâncias de 6km e 10km da Family Run. Quem tirou essas fotos incríveis usando o Arpoador como cenário foi o fotógrafo oficial da prova, Thiago Diz.

– Post escrito pela autora do blog Juliana Goulart.

__________________________________________________

  • Se você ama o Rio, entre no grupo do Vida Carioca no facebook – é um espaço para apaixonados pelo Rio! Só clicar aqui.
  • Você precisa de hotel no Rio? Reserve através desse link do Booking. Você vai pagar o mesmo valor e uma pequena comissão será revertida para o Vida Carioca, ajudando o blog a se manter. 😉

2 comentários

  1. Ju, adorei o texto, como sempre! Rsrs Vc agora me representa como escritora e corredora rsrs
    Beijão e parabéns!

    • Nossa, quanta honra, rsrs! Obrigada! 🙂
      Vc é uma das minhas inspirações para a corrida!!

Escrever um comentário