Inaugurada há quase um ano, a hamburgueria Legião Carioca é uma ótima opção para comer, beber e conversar em Botafogo. A casa oferece bem mais do que bons burgers: tem carta de cervejas especiais, decoração fofa com itens retrô e até espaço para pets!

Apesar de ter chegado à Legião Carioca morrendo de fome e focada nos burgers (rs!), foi o ambiente que me conquistou de cara. As cores amarelo e preto se destacam no salão que tem capacidade para 40 pessoas. Detalhes como discos de vinil nas paredes e a mesinha com imagens de fitas VHS se juntam às garrafas de cervejas e dão um charme ao local. Diferente de outras hamburguerias, me pareceu que a ideia lá não é apenas comer e ir embora, e sim ficar mais tempo. Também achei que a Legião Carioca pode ser bacana para ir com amigos, família ou a dois. Além disso, a casa é petfriendly e oferece recipientes com água para os bichinhos.

O cardápio da Legião Carioca foi desenvolvido com consultoria de Guto Senra e Marcelo Neves, do Ogrostronomia. São cinco burgers, onde apenas um é clássico e todos os outros contam com ingredientes bem diferentes. Por exemplo: maionese de tomate, pimentão assado, geleia de abacaxi. Quanto aos blends, tem de costela, de linguiça de pernil com bacon e até burger vegano. Pois é, o cardápio é enxuto mas mesmo assim bate uma dúvida, já que todas as opções tem algo de inusitado e parecem deliciosas. Eu escolhi o “Cabeça de Dinossauro” (os nomes também são criativos!): 210g de capa de filé Angus Prime, barbecue com Jack Daniel’s, queijo canastra, tomate assado e cebola caramelizada no pão australiano.

O “Cabeça de Dinossauro” pode ter uma ou duas carnes, eu pedi com uma. O que dizer dele? Hambúrguer sensacional! Como já falei no início do post, eu tava com muita fome, mas realmente esse burger me surpreendeu. Carne bem suculenta, queijo sem economia, cebola e barbecue saborosos, pão fofinho. Na minha opinião, os tomates assados deram um toque muito especial, já que o sabor do tomate assado fica bem diferente do tomate cru que normalmente é utilizado em burgers. A sensação ao comer esse burger é que todos os ingredientes estavam na medida e combinaram muito bem. Outra coisa que me chamou atenção foi que, por não ter ingrediente algum cru, o hambúrguer todo estava bem quentinho, algo que gostei muito!

O cardápio ainda conta com alguns tipos de batata frita e outros petiscos – mesmo quem não quer burger vai se dar bem na Legião Carioca. Ah, e ainda dá para pedir um hambúrguer desconstruído, ou seja, sem pão. É só escolher entre todos os ingredientes dos burgers e montar como quiser! Experimentei também as batatas rústicas com páprica, que estavam bem macias e temperadas. E os anéis de cebola, extremamente sequinhos e crocantes. Para beber, a carta de cervejas artesanais oferece uma boa seleção. E tem até cerveja própria da casa! Foi essa que eu pedi. A cerveja Legião Carioca é uma Classic German Pilsen, que teve receita desenvolvida por Mateus Taboada e é produzida na Brewpoint (na Serra Fluminense). Cerveja leve, com amargor suave, foi ótima escolha para acompanhar meu burger.

Só ficou faltando experimentar os milk shakes, mas fiquei babando pelo de chocolate belga com Jack Daniel’s e pelo de Oreo. A Legião Carioca fica na Rua Arnaldo Quintela, 89, em Botafogo. Abre nos seguintes horários: de terça a quinta das 18h às 23h, sexta das 12h às 15h e das 18h às 00h, sábado das 18h às 00h e domingo das 17h às 23h. A casa  promove alguns eventos com música ao vivo e faz promoções para o almoço de sexta e happy hour. Também aceita reservas para grupos/comemorações. Faltou dizer que o atendimento foi muito amigável. Realmente um lugar que reúne várias coisas boas! Mais informações no site da Legião Carioca.

*A experiência contada nesse post foi uma cortesia do estabelecimento.

 

Escrever um comentário