Quem nunca sonhou em conhecer uma fábrica de sorvete? Acho que qualquer criança já pensou nisso… Mas a verdade é que a experiência é muito bacana também para adultos! Eu tive a oportunidade de visitar uma fábrica de sorvete, e logo do sorvete que tanto faz parte da vida no Rio, o Sorvete Itália!

A história do Sorvete Itália começou há mais de 40 anos, quando os irmãos italianos Salvatore e Orazio Rametta, que chegaram ao Rio durante a Segunda Guerra Mundial, abriram uma pequena loja em Ipanema. O ano era 1975 e eles começaram a produzir sorvetes artesanais com receitas vindas da Sicília, na Itália. Logo o Sorvete Itália ganhou visibilidade em função dos ambulantes na beira da praia – comercializados em potinhos individuais, caíram no gosto dos cariocas e a marca passou a ser associada com praia, alegria e descontração. Assim, se tornou um produto com a cara do Rio!

De lá pra cá, o Sorvete Itália passou por muitas mudanças! Hoje, são 28 lojas espalhadas pelo Rio de Janeiro. As vendas na beira da praia continuam e também há serviço para eventos e distribuição para diversos estabelecimentos – grande parte dos restaurantes cariocas serve Sorvete Itália nas sobremesas. E todo esse sorvete sai da fábrica que eu visitei! O local, que fica próximo à Barra da Tijuca, ganhou um grande investimento para expansão em 2015. Atualmente, a fábrica produz a impressionante quantidade de 2 milhões de litros de sorvete e picolé por ano!

Mas o que achei mais surpreendente é que, mesmo com todo esse volume de produção, existe um toque artesanal, já que todas as etapas do processo são acompanhadas por profissionais. Além disso, a fábrica não é tão grande, o que exige muita organização e disciplina para que tantos produtos saiam de lá. Por exemplo, nós aprendemos que os sorvetes com calda, como o Romeu e Julieta, precisam de alguns dias para ficarem prontos. Isso porque, no caso desse sabor específico, é necessário selecionar e cortar as goiabas para então produzir a goiabada que será adicionada ao sorvete de queijo. Imagine isso para os mais de 80 sabores que a marca tem atualmente?! Portanto, a fábrica do Sorvete Itália funciona com um cronograma muito bem planejado.

Nós pudemos ver de perto a confecção das deliciosas tortas, copinhos de sorvete, sorvetes em caixas de cinco ou dez litros e picolés. Pra mim, a parte dos picolés foi a que mais chamou atenção! Fiquei muito impressionada ao ver o processo desde o líquido sendo colocado nas formas até os picolés saírem embalados… O momento de desenformar até parecia mágica, rs. A fábrica do Sorvete Itália conta com 95 colaboradores, alguns com mais de 20 anos de casa. Ou seja, eles conhecem muito bem suas funções e as executam com a precisão necessária para manter o padrão de qualidade do Sorvete Itália. Isso garante que em qualquer momento em qualquer loja, você encontre sorvetes e picolés sempre iguais. Digo por experiência própria, eu sou consumidora do Sorvete Itália desde que vim morar no Rio. Gosto mais dos sabores que tem algum biscoito, calda ou doce de leite… E sempre percebo que a quantidade do ingrediente “extra” é a mesma, não há variação.

Falando nisso, na visita à fábrica do Sorvete Itália eu descobri que o meu sabor de sorvete preferido é também o campeão de vendas nas lojas físicas: Torta alemã com doce de leite! Entre os picolés, o mais vendido é o de coco (720 mil unidades no ano de 2016). O Sorvete Itália conta com algumas linhas de produtos, como Gold (sorvetes e picolés premium) e Super Diet (sem açúcar). Ainda há sabores sazonais de sorvete, para datas festivas como Festa Junina e Natal. Dessa forma, a marca está sempre trazendo novidades pros consumidores. E assim, o Sorvete Itália se mantém há 42 anos uma parte deliciosa do Rio de Janeiro! Confira mais informações no site do Sorvete Itália.

*A experiência contada nesse post foi uma cortesia da marca.

__________________________________________________

  • Fique por dentro de todas as dicas do Vida Carioca: Siga no Instagram / Curta a Página no Facebook / Entre no Grupo no Facebook
  • Você precisa de hotel no Rio? Reserve através desse link do Booking. Você vai pagar o mesmo valor e uma pequena comissão será revertida para o Vida Carioca, ajudando o blog a se manter. 😉

Escrever um comentário