O Parador Lumiar, além de oferecer conforto em meio à natureza, tem um restaurante sensacional! Comandado pelo chef Isaías Neries, o Cozinha do Parador é responsável pelo café da manhã dos hóspedes, pela tradicional feijoada e por pratos que utilizam  ingredientes bastante inusitados. Eu pude fazer quatro refeições lá, portanto experimentei diversos sabores. Fiquei encantada com a gastronomia do Parador Lumiar!

Bem mais que um restaurante de hotel, o Cozinha do Parador não apenas serve refeições, é um local que proporciona experiências gastronômicas memoráveis. Ao chegarmos no Parador Lumiar, no horário do almoço, fomos recebidos com uma fantástica feijoada. Arroz, feijão, cortes de carne de porco, linguiças, aipim frito, couve… Cada item da completíssima feijoada fica em uma panela de ferro em cima do fogão a lenha, conferindo uma apresentação de encher os olhos. Mas, antes de experimentar e feijoada, é fortemente recomendável passar pelas saladas do chef Isaías. É nesse buffet de pratos frios que se percebe uma característica forte do chef: a capacidade de combinar ingredientes inusitados e extrair o que eles tem de melhor. São saladas muito originais e deliciosas. Para a sobremesa, variedade de doces caseiros, com destaque para a compota de limão galego e o doce de leite.

O ambiente lembra uma casa de fazenda, onde tudo é lindo – desde o piso até a vista – e a sensação é de tranquilidade. Durante o dia, é possível fazer refeições admirando a área verde e as montanhas. À noite, um céu estrelado, como só se vê no interior, faz companhia aos comensais. Dizer que o restaurante é aconchegante seria pouco, parece mais que é a casa de um amigo. É assim que o staff do Parador Lumiar trata quem passa por lá, como se fossem amigos. O chef Isaías Neries, ao ouvir elogios sobre sua comida (recorrentes em todos os momentos que estivemos no Cozinha do Parador), respondeu, sorrindo: “que bom que vocês gostaram”. Chef que gosta de surpreender utilizando folhas em suas receitas e apresentando ingredientes novos. Um dos pratos mais marcantes pra mim foi um nhoque de textura incrível e molho delicioso. Fazia parte do menu degustação surpresa, que de fato surpreendeu a todos: massa feita com folhas de quiabo e regada com manteiga de quiabo.

As massas frescas costumam marcar presença nos cardápios de Isaías, mas sempre com receitas que fogem do lugar comum. Outro prato fantástico foi o tortellini de folha de coentro caboclo recheado com camarão, aipim e dendê. Já que grande parte dos insumos vêm da horta orgânica do Parador Lumiar, o chef vive fazendo testes e até mesmo incentivando o plantio de vegetais inusitados, a exemplo do ruibardo – comum em programas de culinária estrangeiros, mas quase impossível de achar no Brasil. Tivemos a oportunidade de experimentar uma sobremesa que leva ruibarbo. Aí outra característica do chef, ele consegue inserir ingredientes salgados em pratos doces e vice-versa. Porém, as receitas são sempre “fáceis de gostar”. No maior estilo comfort food! Muitas coisas do Cozinha do Parador eu comeria facilmente todos os dias, como o original bolo de chuchu.

Na minha humilde opinião, essa é uma grande qualidade em chefs de cozinha: conseguir criar receitas que são, ao mesmo tempo, inovadoras e muito agradáveis ao paladar. Da cozinha do chef Isaías Neries, também saem pães caseiros, como o delicioso pão de cará-moela com granola, e sobremesas de dar água na boca, como o fondue de doce de leite com churros. Essa última, já bastante difundida, o que mostra que nem só de inovações vive o restaurante Cozinha do Parador. Mas tudo que é feito por lá, é feito com excelência. Outro exemplo são os biscoitos de polvilho servidos no couvert do jantar. É algo simples, certo? Só que os biscoitos de polvilho do Cozinha do Parador são os melhores da vida! Isaías Neries trabalha na cozinha desde os 15 anos de idade e foi subchef da chef Flávia Quaresma por alguns anos. Chegou ao Parador Lumiar em 2008 para uma consultoria de 15 dias, mas está lá até hoje!

Entre a feijoada, o jantar com menu degustação surpresa, o café da manhã e o almoço também no esquema de degustação, eu simplesmente não saberia dizer o que mais gostei no Cozinha do Parador! Virei fã do chef Isaías e fiquei achando que qualquer prato dele vale a pena… Até mesmo os que não tem descrição tão atraente. Por exemplo, acredito que não escolheria a entrada Cambuci (couve rendada, maxixe, chuchu buxa, repolho, cenoura, milho, aipo, cebola roxa, castanha de caju, carambola passa, mostarda e limão), mas quando provei o prato, fiquei até com vontade de repetir, rs. Uma explosão de sabores com harmonia! Também é marca registrada do chef a decoração dos pratos. Cada um chega à mesa decorado com flores e folhas, com uma delicadeza incrível, fazendo jus àquela expressão “comer com os olhos”. Para acompanhar, seleção de vinhos e cervejas especiais, entre as quais se destaca a Cerveja Paquetá. Apesar do nome, é produzida em Nova Friburgo mesmo.

O Parador Lumiar fica a 160km do Rio e é considerado o melhor hotel da região de Friburgo. O restaurante Cozinha do Parador é aberto a não hóspedes do hotel. Funciona diariamente das 13h às 15h30 e das 19h30 às 22h – sextas e sábados até 23h. Reservas podem ser feitas pelo telefone 22 2542-4777. Saiba mais sobre o Parador Lumiar nesse post aqui. Confira valores e faça sua reserva para o hotel aqui.

*A experiência contada nesse post foi uma cortesia do estabelecimento.

Escrever um comentário