A cultura brasileira é tão rica e sua história é tão vasta… Nossa música carrega características do país de forma leve e, muitas vezes, é o que representa o Brasil pelo mundo afora. A música sertaneja e suas diversas vertentes, desde as primeiras canções caipiras até aquelas que viraram sucessos atemporais, são o tema de Bem Sertanejo – O Musical. O espetáculo, que conta com Michel Teló, é um emocionante tributo ao ritmo que nasceu no campo e ganhou o mundo!

Se fosse preciso resumir Bem Sertanejo em apenas uma palavra, acho que seria “orgulho”. Foi isso que senti ao assistir o musical: orgulho de ser brasileira, orgulho de ver uma produção tão bonita feita no nosso país para contar parte da nossa história. Figurinos belíssimos e extremamente variados são vistos no palco, onde onze atores se revezam representando diversos artistas em períodos diferentes da evolução da música sertaneja. O primeiro ato é dedicado aos primórdios do ritmo, que nasceu no sertão brasileiro, numa época em que a maior parte da população vivia no campo. Alguns “causos” contados com sotaque caipira arrancam risadas da plateia, tornado a peça bem divertida. Referências a outros aspectos da cultura brasileira também aparecem, como citações de poemas de Cora Coralina e Manoel de Barros e cenário inspirado nos quadros de Tarsila do Amaral.

Após o intervalo, o segundo ato de Bem Sertanejo mostra a vida dos caipiras que foram viver na cidade grande (consequência do êxodo rural). Entre as muitas dificuldades para se adaptar ao novo estilo de vida, alguns artistas apostam no sonho de viver da música, e acabam conseguindo muito mais do que isso! Nessa época, acontece a grande virada do sertanejo, que deixa de ser um ritmo de pequenas apresentações no interior e passa a ter músicas entre as mais tocadas nas rádios do país inteiro. É de arrepiar a cena na qual três duplas de extrema importância são representadas: Chitãozinho & Xororó, Zezé di Camargo & Luciano e Leandro & Leonardo. Interpretando músicas que se transformaram em hits atemporais, como “Entre Tapas e Beijos”, “Pensa em Mim” e “Evidências”, os seis atores levam a plateia ao delírio e fazem o teatro ficar com jeito de festa… É lindo demais ver pessoas de todas as idades cantando junto!

O palco de Bem Sertanejo também recebe itens cenográficos incríveis, a exemplo de uma réplica gigante de touro, que compõe mais um ambiente essencial na história do ritmo sertanejo: o rodeio. Michel Teló, que atua durante toda a peça, obviamente também interpreta ele mesmo! Com talento inquestionável e carisma contagiante, ele faz declarações sobre sua própria trajetória. Artista que nasceu na pequena cidade de Medianeira, no interior do Paraná, e viu seu sucesso “Ai Se Eu Te Pego” estourar em países do mundo inteiro, Michel Teló reverencia a música sertaneja de uma forma muito especial. Em diversos momentos, ele também convida a plateia para interagir, e não apenas assistir o espetáculo. Bem Sertanejo é um musical divertido, que prende a atenção e emociona. É adequado para pessoas de todas as idades, uma bela programação para a família toda!

Para tornar minha experiência em Bem Sertanejo ainda mais inesquecível, tive acesso à coxia do teatro! Foi a primeira vez que vi um pouco dos bastidores de uma peça e até assisti algumas cenas de outro ângulo, foi demais. Produção da Aventura Entretenimento e Musickeria – empresas que valorizam imensamente a música brasileira, acho que Bem Sertanejo tem apenas um defeito: sua temporada no Rio é curtíssima. Estreou no dia 05/01 e fica só até 14/01. Essa é a segunda leva de apresentações de Bem Sertanejo, que passou por sete cidades brasileiras no ano passado. Depois do Rio, o musical vai para Vitória, Vila Velha, Campinas e São Paulo. Está em cartaz na magnífica Cidade das Artes, complexo na Barra da Tijuca. São duas sessões por dia (sexta e sábado às 17h00 e 21h30, domingo às 16h00 e 20h30). Conheça mais sobre Bem Sertanejo no site oficial do musical. Compre ingressos aqui.

  • Quer concorrer a um par de ingressos para Bem Sertanejo? É só participar do sorteio que tá rolando no Instagram do Vida Carioca – clique aqui para conferir.

*A experiência contada nesse post foi uma cortesia do espetáculo.

4 comentários

  1. Musical maravilhoso, cenário, interpretes fantásticos. Amei ter visto.

  2. Deve ser lindo! vou sábado, ganhei de presente de aniversário de uma amiga!

Escrever um comentário